Virígilio Castelo "honrado" com documentário
"Se não fosse actor, seria aventureiro". Esta e outras confissões fazem parte do documentário dedicado à vida e carreira de Virgílio Castelo, no Canal Bio do cabo, com estreia marcada para dia 30 de Maio, às 22.00.
"Fazerem-nos um retrato é muito estranho. Um actor vive muito do imediato. O que conta é o projecto que existe naquele momento. Nunca existe uma noção do todo. É uma grande lição ouvir as declarações de outros sobre mim. É uma surpresa e é gratificante, sinto-me honrado", confessou, emocionado, Virgílio Castelo.
O documentário conta com os depoimentos de familiares e amigos, como Nicolau Breyner, Helena Isabel, Francisco Nicholson, Herman José e, claro está, da mulher do actor, Maria Lucena. "Foi a única vez que achámos por bem filmar a nossa casa, foi um incómodo que valeu a pena", frisou o actor.
Rui Pinto de Almeida, realizador do projecto, confessou que foi "um privilégio" trabalhar neste documentário. "Espero que divulgue em Portugal e Espanha a qualidade desta pessoa", afirmou.
Já Aurora Esteban, directora de programas do canal, enalteceu "a valiosa contribuição do actor para a cultura portuguesa, com uma carreira de sucesso em várias facetas".